Autismo: Uma Breve Revisão Médica para o Leigo - Parte 1
O dia 2 de abril é o dia mundial de conscientização do autismo.
Falar do autismo significa navegar por uma ampla gama de conceitos
e definições que, muitas vezes, quando não bem esclarecidos em seu conteúdo e
finalidade, mais confundem do que esclarecem. Neste artigo, pretendo trazer um
breve histórico de informações mínimas, que o leigo precisa saber sobre o tema.
O ser humano é um “bicho” eminentemente gregário e social.
Gostamos de nos agrupar e de interagir. Conectividade é a marca do “bicho
Sapiens”.
Neste “bicho”, por assim dizer, a capacidade de interação social,
adaptação ao meio, execução de atividades por este meio exigidas e as
características neste contexto envolvidas no aprendizado, comportamento,
comunicação e socialização compõem o que chamamos de cognição social.
Quando a cognição social, por este ou aquele motivo, é prejudicada
a ponto de gerar dificuldades de adaptação aos diversos âmbitos do humano e
prejudicam a funcionalidade do indivíduo, gerando sofrimento, podemos inferir
que pode haver um quadro patológico instalado. A medicina, através dos seus
manuais diagnósticos, dá nomes as estas patologias
Assim sendo, as patologias da cognição social se dividem em três
grandes grupos (ou “gavetas”):
(1) Transtornos do neurodesenvolvimento (retardo mental,
transtornos do aprendizado escolar e linguagem (são vários), transtornos do
espectro autista ou transtornos invasivos do desenvolvimento;
(2) Transtornos neurocognitivos (delirium, transtorno neurocognitivo maior e menor nas demências
degenerativas Alzheimer e não Alzheimer), são mais comuns em adultos; e
(3) Transtornos usualmente iniciados na infância e adolescência (a
exemplo do Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)), comum em
adultos e crianças.
Portanto, o que chamamos de “autismo”, no
sentido de uma patologia, faz parte de
um processo neurodesenvolvimental prejudicado, alterado. A Associação Americana
de Psiquiatria (APA), através do seu Manual Diagnóstico e Estatístico de
Transtornos Mentais (DSM), hoje na sua quinta edição (lançada em 2013), compõe
o autismo-doença e demais transtornos do neurodesenvolvimento que prejudicam a
cognição social no termo Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O TEA veio, em 2013, dar uma visão dimensional a um conjunto de
patologias que eram restritas a categorias específicas (como autismo, autismo
atípico, síndrome de Asperger, transtorno desintegrativo da infância, síndrome
de Rett, etc.). É como se “abrisse” um “guarda-chuva” que abraçasse todas as
possibilidades destes transtornos em um nome só.
Clinicamente, o transtorno se caracteriza por percepções de
alterações do desenvolvimento dentro da comunicação social, movimentos
restritos e repetitivos e alterações da linguagem. Normalmente o que leva a
criança ao consultório é alteração do desenvolvimento na interação social.
Muitas crianças parecem não ouvir, observar e falar e passam por extensa
investigação neurológica com propedêutica armada (exames), sem sucesso. No
Brasil, um transtorno que pode ser diagnosticado entre 2-3 anos é, muitas vezes,
diagnosticado entre 4-5 anos.
A intensidade (quantidade), a apresentação qualitativa do quadro
(sintomas propriamente ditos) são extremamente variáveis de pessoa para pessoa
e de momento para momento. Salientando que podem ir desde quadros graves e
precoces a quadros fluidos e leves, que não permitem o diagnóstico tão cedo. Se
forem sintomas leves, podem ser difíceis de serem percebidos na linguagem da
criança. Por exemplo: Aos 2-3 anos, movimentos estereotipados podem ser
normais, e a linguagem verbal e não verbal, como tudo que é próprio da
infância, são menos desenvolvidos em relação ao que o senso comum costuma
interpretar como “normal”.
Thiago Campos de Oliveira - médico psiquiatra
E-mail: dr.thiagocampospsiquiatra@gmail.com
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Nota da Revisora do Blog:
Este artigo continua, discorrendo sobre diagnóstico, tratamento e muito mais.
Veja o link da Parte 2:
https://autismosaudeedireito.blogspot.com/2021/04/autismo-uma-breve-revisao-medica-para-o_11.html
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