2 de abril - Dia Mundial da Conscientização do Autismo #RESPECTRO


Nesse dia 2 de abril, temos muito a comemorar, pelos avanços médicos e jurídicos nesta área e, mais ainda a conquistar, através de divulgação ampla da conscientização da nossa sociedade, quanto aos desafios que famílias enfrentam ao terem o diagnóstico de um filho(a) com TEA. 

O TEA – Transtorno de Espectro Autista é um distúrbio neurológico de início precoce, que se caracteriza por comprometimento das habilidades sociais e de comunicação, que tem uma amplitude grande de espectro (abrangência), desde a deficiência intelectual grave até indivíduos com quociente de inteligência normal, podendo eles apresentar comorbidades como: distúrbios do sono, gastrintestinais, hiperatividade, TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo, mutilação, ataque de fúria, epilepsia, dentre outros sintomas neurodiversos.

De difícil diagnóstico, os primeiros sinais do transtorno já podem ser percebidos em crianças de tenra idade, mas uma resposta definitiva sobre a saúde da criança, tão buscada pelos pais e familiares, muitas vezes demora a vir, para o desespero da família, que não conhece um profissional de saúde especializado e muito menos os seus direitos.

Por isso a importância da divulgação ampla nas redes mediáticas e sociais da condição do paciente com este transtorno.


No Brasil, a cidade de Itajaí, no estado do Rio de Janeiro, é conhecida como um pólo de tratamentos e de profissionais especializados para atendimento de crianças e adolescentes com TEA, por ter sido o berço do projeto público pioneiro no país, chamado de Clínica-Escola do Autista, objetivando integrar estes pacientes/alunos ao ensino regular e por oferecer um tratamento público de saúde multidisciplinar aos moradores daquela idade.

Famílias de outros estados chegam a mudar o seu domicílio para aquela cidade, com o único objetivo de dar uma melhor qualidade de vida para seus filhos autistas, com base na Lei nº 12.764/2012, que trata da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA – Transtorno do Espectro Autista, lei de co-autoria da Sra. Berenice Piana, também idealizadora e fundadora da referida clínica-escola.

A história de Berenice Piana mereceu um artigo especial no nosso blog, no estilo “storytelling”, para o deleite dos nossos clientes e leitores do blog:

https://autismosaudeedireito.blogspot.com/2021/03/a-forca-de-uma-mulher-da-o-nome-lei.html

Por entendermos que o acolhimento de todos é direito da pessoa com deficiência e um dever social, o blog “ASD - Autismo, Saúde e Direito” traz uma compilação de artigos de profissionais, objetivando divulgar temas jurídicos, médicos e sociais para nosso público.

A conscientização da população sobre os direitos dos autistas é tão importante, que a ONU – Organização das Nações Unidas – decretou, em 2007, ser o  dia 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, objetivando estimular medidas sociais e chamar a atenção de todos os países sobre o inaceitável preconceito e discriminação das pessoas portadoras de autismo.  Neste dia, vários monumentos icônicos das cidades em todo o planeta, iluminam-se de azul, que é a cor da campanha de sensibilização pelo autismo, por ser o gênero masculino mais afetado por este transtorno.


Compartilhe e faça parte desta rede de acolhimento às famílias e aos pacientes do TEA, através da campanha nacional com o tema: “Respeito para todo o espectro", que celebra a data nas redes sociais, usando a hashtag #RESPECTRO.

Tânia Motta Nogueira Reis – advogada holística (colaborativa e integrativa), escritora e terapeuta transpessoal.

E-mail: autismo.advogados@gmail.com

Clique aqui e saiba mais sobre a ASDBR e a atuação dos advogados especializados nos direitos dos autistas: 

https://www.asdbr.com.br/autismo





Compartilhe e visite a nossa página no Facebook:  ASD - Autismo, Saúde e Direito.

Postagens mais visitadas deste blog

A Força de uma Mulher Dá o Nome à Lei Berenice Piana (Lei 12.764/2012)

Quantos Autistas Existem no Mundo?

Setembro Amarelo de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio